Em maio de 2024, o Sinpro-Rio inaugurou um novo Projeto Memória. Através de pesquisas realizadas por uma historiadora e um sociólogo contratados, o Projeto buscou reconstruir a história do sindicato, destacando episódios e elementos chaves ao longo dos seus 94 anos de existência.

Os pesquisadores se debruçaram sobre um vasto acervo documental, composto por exemplares da “Fôlha do Professor” – jornal do sindicato criado em 1959 -; fotografias; boletins; atas; cartazes; panfletos; objetos, etc. Além da análise destes documentos, as pesquisas também tiveram, como metodologia, a realização de entrevistas de História Oral com professores que possuem uma trajetória significativa no movimento sindical docente.

A partir deste rico conjunto de fontes, o Projeto Memória buscou identificar os acontecimentos considerados mais marcantes na história do Sinpro-Rio: isto é, aqueles que devem compor a memória coletiva do Sindicato. Através das entrevistas, pretendeu-se inserir a comunidade do Sinpro-Rio nos trabalhos do Projeto, compreendendo que a construção de uma memória sempre se dá de maneira coletiva: ou seja, através da simbiose entre o olhar técnico dos pesquisadores e da experiência vivida pelos professores sindicalizados.
Entendemos que a construção da memória coletiva do Sinpro-Rio é um trabalho de grande relevância para a comunidade sindical docente. Esse processo permite que professores e professoras conheçam a trajetória do sindicato que os representa – sobretudo as suas lutas e conquistas da categoria -, reconhecendo a importância e a necessidade de manter um sindicato forte e ativo. Além disso, a memória é um componente fundamental na formação de identidades coletivas, pois as vivências do passado moldam vivências no presente. Ao mesmo tempo, a memória é sempre inacabada: ela deve ser sempre reconstruída, incorporando novos elementos à sua construção no decorrer do tempo.
Em homenagem às professoras e professores, convidamos todas e todos à conhecerem a história do Sinpro-Rio e à se juntarem em torno da reconstrução ativa da memória sindical docente.

